Porto de Galinhas, here we go!!!

Novembro 2010.



Projeto Porto de Galinhas.

Saída em 26/11/10

Hotel Posada Marambaia do Porto.
Avenida Beira Mar, lotes 2 e 3, Merepe II.
Fone: (81) 3552-2226 / 3552-2205

Diferente de uma viagem de carro à outro país, como foi a nossa ao Chile e à Argentina, viajar para o nordeste brasileiro, para ser mais exato, para Porto de Galinhas em Pernambuco, pela terceira vez, não é exatamente o que eu posso chamar de "projeto", mas sim, um passeio de férias para descanso.
A pousada em que nos encontramos hospedados por 10 dias é uma delícia, sem grandes luxos, mas com tudo que um hóspede exigente pode querer. No quarto, uma cama King size, uma ducha excelente, Tv a cabo, wi-fi, serviços de restaurante, uma piscina aquecida, uma varanda de frente para o mar, cadeiras de praia estendidas num gramado sombreado por coqueiros de frente para o mar, e o mar alí, de frente pra pousada, expondo toda a sua beleza, seu som, sua calmaria e sua revolta, como um bipolar, variando de humor a cada doze horas.
Passamos nossos dias à toa, levantando cedo para correr na praia, tomando aquele banho de mar e só depois  voltando à pousada para o café da manhã. Depois decidimos se fazemos algum passeio ou se ficamos por aqui mesmo. Por duas vezes decidimos pelo passeio, o primeiro com um grupo. Fomos à Praia dos Carneiros, localizada ao sul de Porto, mais precisamente no município de Tamandaré.

É uma linda praia, ainda um pouco selvagem, graças à conscientização dos proprietários dos sítios da região, onde o Rio Formoso desagua no mar. O passeio foi bom, mas Gima e eu não mais nos acostumamos a sair com grupos, gostamos de liberdade, de chegar e sair ao nosso desejo, de parar em lugares se quisermos, mas em grupo é tudo cronometrado. Este passseio levou todo o dia e contou com paradas em restaurante a beira mar, piscinas naturais e banho de argila. 

Para o nosso segundo passeio decidimos alugar uma moto, assim teríamos a liberdade almejada. Fomos ao Pontal de Maracaípe, um lugar paradisíaco, onde outro rio, o Maracaípe, se encontra com o mar. Aqui é possível conhecer o habitat do cavalo-marinho, fazer passeio de jangada pelo mangue e fazer trilhas.

No mais, vamos ao Vilarejo de Porto de Galinhas para mergulho nas piscinas naturais, para almoçar ou jantar, recomendo o restaurante BarCaxeira, próximo a praia onde estão as jangadas. Aproveitamos, também, para ver as vitrines do passeio público... ou ficamos na pousada curtindo o mar, o ar, lendo um bom livro, aliás o meu escolhido desta viagem: "Não há silêncio que não termine" de Ingrid Betancourt. Muito bom.




Não sei se quero voltar para... a vida real.







Onde alugar bicicletas: Rua da Esperança, perto do posto Texaco, em frente ao Restaurante Maresias.