O Mar e o Rio...

Março 2014.

"Enjoy Israel", esta é a frase escrita na nossa van que aparece abaixo. Foram 14 dias de aventuras, emoções e história, muita história! Nosso guia é um doutor na história de Israel, no antigo e novo testamentos, e você pode escolher o tema da viagem, com foco no cristianismo, judaísmo ou islamismo. Ele sabe tudo. Fala inglês fluente, fala um pouco de espanhol também e, é claro, o hebraico, sua lingua materna. Nosso foco foi o cristianismo, e tudo em inglês, uma vez que toda a família é fluente no idioma.

 Aqui chegamos no Museu do Homem na Galiléia. "Man in the Galilee Museum"
Minha amada sobrinha Elisa posa para a foto com o museu ao fundo.
 Nosso barco já preparado para nos levar a um passeio pelo "Mar da Galiléia", como Jesus fez há dois mil anos. Muito emocionante.
 Quando começamos a navegar, o capitão ligou o som... e adivinhem: Roberto Carlos cantando a música "Jesus Cristo".  Não sou uma fã de Roberto, mas neste momento a música encheu nossos corações de emoção.
Minha irmã Heloisa se sua linda família, Paul, Isabela e Elisa.
Os melhores companheiros de viagem possíveis!! A Turma!
 Do barco podemos ver a Igreja das Beatitudes que tínhamos visitado mais cedo.
Junto conosco no barco uma turma da Alemanha. O capitão também tocou músicas em alemão para homenageá-los. 
De volta à terra firme, fomos visitar o Museu. Aqui está um barco da época de Jesus.
A embarcação foi descoberta a 300 metros da aldeia de Magdala, onde também foi encontrado um mosaico de um barco do século I e serviu para dar uma idéia de como eram estes barcos. A descoberta foi feita em 1986. Dois filhos de um pescador o encontraram quando o mar retrocedeu de forma dramática.
 Assim eram os barcos na época.

O Rio Jordão.
Depois de navegar pelo Mar da Galiléia, fomos para as margens do Rio Jordão para o batismo... haja emoção! Isabela, filha de minha irmã, me escolheu para batizá-la, uma vez que sua primeira madrinha, minha irmã Cristina, já não se encontra mais entre nós. Quanta honra! Ainda mais neste local tão especial, onde Jesus foi batizado por São João Batista.
 Esta é Isabela, minha afilhada.
 Na hora do batismo, nós duas estávamos numa alegria só! Falamos da Cristina, da água fria... rs
 Rezamos... foi muito especial esse momento.

Agora, oficialmente afilhada da Aninha.
Meus pais são padrinhos da minha comadre, Denise. Aproveitaram o lugar e o momento tão especial para confirmar o batismo. Foi emocionante.
Olha aí que lindo! 

Recebemos certificados de batismo em Português, Eles são assim...

Fim do dia, hora do descanso merecido em Tibérias.
Próximo post.